quarta-feira, 24 de junho de 2009

Palhaçada Ortográfica ou Necessidade ? !

Andei sumida, mas voltei...Com mais um post!
Antes de qualquer coisa quero mostrar minha indignação com a mudança Ortográfica, mesmo que minha indignação seja tardia. Muito tardia por sinal, mesmo assim, muitos brasileiros não ligaram, por que será?
Será que é porque nosso índice de analfabetismo é enorme?
Ou o brasileiro não liga mesmo para a escrita e só a fala e suas gírias?
Bom, segundo "especialistas" veio para juntar a ortografia, ou seja, veio para acabar com as diferenças existentes de todos os países que falam o português, nosso português, mas pergunto: E daí?
É realmente necessário isso, para o Brasil?
O povo é a favor?
O que o povo acha?
Quando vi a reportagem no jornal, pirei legal. Não vejo que seja realmente necessária essa mudança logo agora, que a violência esta ai para todos verem e nada fazerem, drogas sendo vendidas em portas de escolas, pessoas sem casa e comida...
Concordo que a escrita é importante, você saber escrever é uma dádiva, escrever uma frase certa é muito importante, mas pergunto uma coisa importante que esqueceram quando resolveram fazer essa mudança sem ao menos perguntar ao povo o que eles acham e querem, já que a voz do povo é a voz de deus.
P E R G U N T A:
Aqueles que trabalham com português (professores, advogados, etc...) que gastaram anos e anos de seu tempo estudando o que era certo, o que vão fazer?
Vão ser ressarcidos?
Para aqueles que pagaram para fazer...
Ex: letras (português).
Voltarão a estudar, para ensinar aos seus alunos o correto?
(Já que o que eles sabem não é mais o correto)
Melhor que isso, mudaram muitas coisas, será que alguém de verdade saberá distinguir a escrita correta da escrita errada?
Vamos aos exemplos: vôo e enjôo ficarão “voo” e “enjoo”
Lêem, vêem, crêem e dêem ficarão “leem”, “veem”, “creem” e “deem”
idéia e jibóia ficarão “ideia” e “jiboia”
“k”, “w” e “y” farão parte do alfabeto de vez (vale lembrar que as palavras que contem essas letras são estrangeiras, não de fato o portugues, nesse caso não há a união de nossa língua).
Lingüiça perderá a Trema: linguiça.
Anti-semita e contra-regra ficarão antissemita” e “contrarregra.
Muita mudança para quem esta acostumado e para quem estudou muito para ensinar e sem contar para os concursos públicos que já aderiram a mudança, basta ver nos editais, o candidato coitado, fica louco, pois esta acostumado de um jeito, estudou de uma forma e agora terá que apagar tudo para (re)aprender a nova forma, palhaçada!
Muita coisa mudará na grafia, levará muito tempo para mudarmos o habito de escrever e alguns ainda vão errar.
Acho que deveria ter sido feita uma mobilização no Brasil e perguntar o que achamos, o que queremos, mas como sempre nosso país não pertence ao povo e sim aqueles que estão no poder que fazem o que querem e nós colocamos o aquele velho e muito amigo nariz vermelho...O de palhaço!

4 comentários:

Regina disse...

Maravilhaaa, adorei, e
é puramente verdade o que vc escreveu, pois eu odiei essa mudança da lingua portuguesa, assim como muitos tbm devem ter odiado, mas como vc disse, no Brasil somos tratados como palhaços mesmo, ninguém pergunta a nossa opinião em nada, vão fazendo e que se dane o povo, afffff...
Muito bom mesmo, amei!!!!!
Bjos...

Mila disse...

Pois é, moça, essa historia de reforma é o ó! Menos mal que temos até 2012 pra nos adaptarmos totalmente a ela...
Agora, qual o prazo do governo pra resolver o problemas das crianças nos sinais, da falta de professores, da fome e da miséria!
Fala sério, Educação é tudo! Com fome ninguém pensa! Devemos aspirar o básico que é comida e educação e lutar por isso, ao invés de perder tmpo com essas outras baboseiras!
Na faculdade de educação aprendemos que o importante mesmo é saber se comunicar, é se fazer entender... Tendo isso, tudo é facilitado!

Beijo grande!

OBS: to de endereço novo:
http://meucaldeirao.wordpress.com

Alice disse...

Bom tema esse!!

Eu fiz ate um curso aki na minha cidade pra aprender as novas regras. Tem muita coisa que mudou e achei que fico dificil entender algumas coisas. Foi pior mesmo pra quem presta concursos vestibulares e tal, pelo menos tem um tempo pra se adequar mais dificilmente consegue tudo. Dificil saber se foi algo nescessario ou não...

Anônimo disse...

Good post and this mail helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.