domingo, 9 de dezembro de 2007

Barbie: Brinquedo ou Padrão ?!?!?


Hoje fui em uma grande loja de brinquedos, fui com uma pessoa que queria TUDO, minha filha de 7 anos. Pois bem, estávamos vendo e comprando umas coisas, quando ela me pediu delicadamente: - Vamos ver os brinquedos!

Fomos. Nunca tinha reparado nisso, mas hoje reparei e muiiiiitttttooooo. Os brinquedos de meninas quase me enlouqueram, cozinha para meninas, tábua de passar roupa, liquidificador, brinquedos de fazer sorvete, máquina de costura infantil...PORRA!

A sociedade faz com que as meninas desde criança pense em ser dona de casa (sem ofença para as que são!), cestinhas com sabão em pó, sucos, pratos, talheres, penteadeira, panelas, ou seja, seja uma dona de casa bonita pronta para o marido quando chegar em casa. Os brinquedos de meninos ensinam que eles devem ser jogadores de futebol, do exercito ou seja lá o que for. O pior nesse ramo todo são para nós mulheres. A barbie mostra nitidamente, seja linda, sarada, de cabelos lisos, pois nao tem de cabelo enrolado, preconceito, ou seja, linda, loira sem nada na cabeça, tenha filhos (pois a barbie tem), case com um bonitão e fique em casa. Que merda!

Não quero que minha filha pense que ela ou suas amiguinhas tem que ser como essas bonecas: Lindas, que podem casar com homem rico, ter de tudo e nada na cabeça. Essas bonecas mostram uma visão distorcida da beleza e da aparência, mostram um padrão de beleza que quem se encaixa pode tudo, até ser princesa e quem não pode, esta excluida, uma grande mentira. A mulher de hoje deve ter beleza sim, interior, mas o mais importante é inteligência, saber o que é certo ou errado, lutar pelo seus sonhos e não depender de homem para nada. Sou a favor de queimar sutiã, lutar por ideais em comum para um bem maior. Vendo em conjunto tudo, podemos perceber que nós mulheres temos que ser boas em passar, fazer comida, estar sempre arrumada, corpinho em forma e merda nenhuma na cabeça...Hilário!

Lembro-me de brincar com uma antiga boneca de pano que amava, hoje em dia é até dificil se ver em lojas, boneca de pano é desproporcional aos padrões que a sociedade nos impõe, outra coisa, eu sou louca ainda para ter uma boneca bebe negra, quando criança nao existia boneca negras nem morenas de cabelo enrolado escuro, hoje até que tem BARBIES nesse estilo, poucas, meu sonho continua, ainda terei um boneco negro.

O que podemos dizer disso tudo?

Simples, mesmo em brincadeira de criança há uma discriminação, um sadismo maléfico.

Sejamos lindas mas com conteúdo, por que não adianta ser bonitinha mas burra.

22 comentários:

Anônimo disse...

Ana, você mais uma vez me surpreendeu. Realmente esses estímulos dados às crianças contam muito. E pelo que vimos por aí os resultados de tais estímulos não são bons como podemos ver os jovens de hoje em dia...
Beijos...

Regina Toledo disse...

Aee garota, gostei muitooo do seu artigo, pois é isso mesmo, vc tem toda razão no que disse...
Parece mesmo ser mais 1 padrão do q 1 brinquedo q querem nos impor afffff...
Muito bom, como sempre vc arrasou...
Sou sua fã, vc sabe disso né??
Beijos...
Regina

Anônimo disse...

Caraca!
realmeeente.. eu nunk tiinha pensado nisso! Mas acho qe de tanto brincar de coziinha enjoeei... odeio ficar na coziinha ¬¬ mas isso nao vem ao caso

vc tem razão... nao existem Barbiies de cabelo cacheado! COMO ASSIM??? eu tenho cabelo cacheado.. pke elas ñ??

mas tudo bem... eu posso aceitar isso
xD

artiigo mto bom mesmo irmã!!
Bjãão da fã nº1!!

Luciano TM disse...

Pois é minha filha, ñ é q vc tem razão mas aqui vai minha opinião. Concordo com vc q essas brincadeiras estimulam as crianças desde cedo a se tornarem donas de casa desesperadas....hahaha
Mas em contrapartida... o nº de mulheres q ñ sabem fazer nada, ou seja, passar, cozinhar, lavar, é assustadoramente ALTO !!!
Na minha opinião ñ só as mulheres devem saber lavar, cozinhar, passar, os homens tb mas aí o preconceito existente em vários segmentos dentro do nosso país, dificultam q isso ocorra. Eu mesmo, ñ lavo, ñ passo e ñ cozinho mas tenho vontade de aprender a pelo menos passar e cozinhar.
Acho q falta mesmo é CULTURA ao mundo pra entendermos de uma vez por todas q mulher não apenas um APARELHO REPRODUTOR e devemos respeitá-las sempre.
Acho q é isso...rs
Beijão

Anônimo disse...

Oii

Olha..Sou fã da Barbie e sei q a indústria tenta vender a boneca com o perfil da mulher perfeita e tals..

Mas tadiiinha da Barbie! Ela eh como a mulher de hj mesmo: um objeto na mão de homens ricos q fazem ela parecer fútil..

Ah.. e o texto ta mto boom ^^

Bjoos

Anônimo disse...

Paula,vou te contar uma coisa....eu adoro e sempre adorei a boneca barbie, se em nossa sociedade todas as mulheres seguisem o exemplo do corpo sarado que a barbie tem o nosso país seria melhor , eu lhe garanto....
sobre o sutiã : eu sou a favor sim, de queimar todos os sutiãns da galáxia, seria uma maravilha........
e por favor boneca de pano já era
o mundo desenvolveu ,são tempos modernos, bonecas de pano acumulam acarôs que faz mal a saúde.
pois bem
um beijo
fique com deus!!!!

Anônimo disse...

Pra quem gosta de escrever roteiros, tu escreve mal!
Pqp....."fui em uma grande loja"?! O certo seria "fui a uma grande loja"!

Anônimo disse...

Puta que pariu!!! "OfenÇa"? É OfenSa!!!

Concordo contigo quando diz "por que não adianta ser bonitinha mas burra".....ainda que o certo seja "porque", e não "por que"!

Unknown disse...

Amiga, eu acho q vc está certíssima! Seu texto foi muito bem elaborado e o tema foi muito bem pensado e desenvolvido!

Agora este anônimo aí de cima não sabe o q diz... Quem é ele, ou ela? Por que não bota a cara?

Vc, como uma excelente escritora, tanto dos teus textos críticos, aki no blog, quanto de roteiros, sabe muito bem que estes tipos de texto podem ser escritos numa linguagem que fuja da norma culta da língua portuguesa, até porque num filme de qualquer roteirista, até nas traduções dos internacionais, nunca você vai ouvr alguém dizendo "Dá-me um cigarro", o correto segundo a norma, mas sim "Me dá um cigarro", que é o coloquial, que eé aquilo que usamos no dia a dia...

Não se ligue em quem não tem coragem de mostrar a cara... no minimo deve ser alguém com muita inveja de vc!

Beijinhos, te adoro!!!

Anônimo disse...

"podem ser escritos numa linguagem que fuja da norma culta da língua portuguesa" -----> leia-se ASSINAR ATESTADO DE BURRICE!

Favor NÃO confundir norma coloquial com burrice, cara Mila! Não tem desculpa para isso!

Anônimo disse...

Em nenhum momento disse que os textos deveriam ser escritos em linguagem culta!
Deve-se, pelo menos, ter um vocabulário digno de uma pessoa que completou o ensino fundamental!
Sacou, FatMila?

Anônimo disse...

Então P...concordo com uq vc disse...a sociedade empurra um padrão goela a baixo mas cabe a nós não assimilarmos(existe essa palavra??hahahaha)tudo que nos é dito ou mostrado...até pq ja fopi dito q se uma pessoa tivesse os padrões da Barbie ela não poderia ter filhos como a boneca tem pq sua cintura é tão desproporcional q ela não teria os orgãos reprodutores interno..rsrs...é isso ai adoro seus
...bjos
Rodrigo vulgo "B"...rs

Anônimo disse...

Acho que a maioria das pessoas nunca pararam pra pensar nessa parte dos brinquedos! eu por exemplo nunca pensei... só sei que se vc notar as mães que viveram numa época atras.. elas hj em dia nao aceitam q os pais ajudem em ksa.. elas tem uma visão super fechada em homem trabalhar dentro de ksa.. pra elas homem só trabalha pra colocar dinheiro pra sustentar a família! minha opinião é que homem tem q ajudar em ksa sim! mulher nao eh escrava de ning nao!a ksa nao é só dela,casamento é um ajudando o outro! elas tem eh mais q tentar ter sua independencia,depender de homem nao vai levar a nada! muitas meninas que conheço tao levando pro lado das barbies.. casar com homem rico e nao ter nda na cabeça! ¬¬' fúteis!

beijo nega, axo q dessa vez comentei mesmo! ahahaha :p

Anônimo disse...

OLA MOCINHA BUNITA , BEM OBSERVADO COMO OS DIAS DE HOJE ESTÃO MODERNO NÉ , TUDO NOVO E AQUELAS COISAS BOAS NÃO VOLTAM MAIS MUITO BEM LEMBRAR DA BONECA DE PANO E HOJE COM ESSA TECNOLOGIA TUDO SE TORNA ROBOTICO E VOLTADO AO LADO FINACEIRO DE LUCROS , DEIXO UM ABRAÇO E UM BEIJO E CONTINUE ASSIM MOCINHA , ...... BEIJOS DO KRIGGOR (SEAN CONNERY)

Anônimo disse...

WOWWWWWWW
Já lhe elogiei por outros textos e n será diferente nessse... seu nivel de criatividade é magnifico, vc com sua filha na sessão de brinquedos veio esse estalo e consequentemente o brilhante texto
continue assimmm

Diego(diguinho_182)

Anônimo disse...

Oiee paulinha ^^

Nossa adorei seu post...
Isso tudo é verdade, eu sou uma dessa meninas qeu creceu achando que tinha que ser branca ou ter cabelo liso e ter um corpo magro pra ser bonita, vivi muito no mundo da barbie ate acorda pra realidade ^^


Bjinhos seu blog ta d+

Anônimo disse...

infelizmente a sociedade sempre socou em nossas cabeças o que ela quer que nós sejamos, mas eu concordo que mulher tem que saber cozinhar, lavar, se cuidar mentalmente e fisicamente, e ainda fazer sexo muito bem, MAS concordo que o mesmo sirva para o homens, isso é tão complicado que até quem vai contra acaba fazendo involuntariamente, acho difícil uma mãe ou um pai deixar seu filho brincar com uma boneca, ou deixar sua filha brincar com um caminhão, puro preconceito, infelizmente esses tipo de coisas foi sendo martelado em nossas mente desde que nascemos.
td o que é contra a sociedade sempre vai gerar muita polêmica, gostei muito do que escreveu, parabéns.

Anônimo disse...

Vivemos num mundo onde o capitalismo predomina, um capitalismo machista na maioria das vezes. O mundo da barbie é mais um desses exemplos de machismo, onde é passado para as menininhas que as unicas profissões que elas podem atingirno mercado é de cuzinheira, medica, enfermeira, cabelereira, coisas assim onde a mulher não de muito a sua opinião, mas não é so nos briinquedo que isso acontece, também acontece nas historias que são contadas para as crianças, na maioria das historias a meninas e as mulheres são mostradas como frageis, mulheres que precisão dos homens para serem salvas. E é isso ai menina Paulinha, demoro mas ta ai. bjs

Andréa disse...

Paula, desculpe a "invasao". Vi um comentario seu no blog da Miriam, sobre o que inventar pra sua filha comer em vez de carne, e se voce quiser, posso sugerir umas receitinhas veganas bem legais e/ou alguns sites. Eh soh vc me dizer se quer. E quando quiser dicas ou receitas, passa no meu blog: http://brazilnut-nyc.blogspot.com
...pra um cafezinho. :)
Abracos.

Unknown disse...

barbye é passado, hj em dia temos tudo no eletronico, meninas q gosta de brincar de casinha pode procurar pelo jogo the sims, pois é a vida de um boneco, vc manda e desmanda nele....e nem casa para brincar, e para meninos tbm esta ai a diverção, nos jogos eletronicos tbm, que menino hj de clasie media sonha com bola, carrinho, eles todos querem computador ou video game......+ ainda assim nome é tudo, uma boneca sem graça esta o olha da cara de caro....+ esta é a vida, e as coisas estão auta, é por culpa do dolar estar alto, o dolar cai, as coisas almenta mais ainda, ai vem a desculpa q o almento vem do dolar q esta baixo, nos temos memso q nos ferrar, ate aprender a da valor noque temos.......bjs a quem lé, e desculpa pela besteira....hahahaha

Anônimo disse...

Bom minha kerida, se assim me permite dizer !!! Realmente o mundo hoje é uma makina de midia, e q muito influencia a quase todos, e é claro principalmente as crianças, sou exemplo vivo disso , tenho um filho de 5 anos e agora uma princesa de 1 mes e , veja a minha cabeça em pensar q daki uns anos isso sera pior a MIDIA , ele é apaixonado por bonecos, detalhe nem sempre posso compra-los , ( motivo claro falta de dinheiro), motivo o qual ele ainda nao entende, mais infelimente o mundo esta assim !! Aceitar , nao , pq seria puro comodismmo, !!! Brigar com a sociedade politica , t garanto q vai ser mais dificil ainda, e qdo ela ficar maior como será ???? - Isso vai depender exclusivamente d nós , mostrar q nem tudo é o q parece ser !! Só assim nosso filhos aprenderam o q é a realidade, Dane-se bonecas lindas, carrinhos de controle remoto, . Mais como todo pai , ker q seus filhos sejam felizes indepedente da maneira, faremos o possivel para q o mundo num modo geral fike melhor , com ou sem Bonecas da Barbie -
EU !!! Junior Rodrigues

Anônimo disse...

Ana...ta muito legal,vc me supreendeu,vc é uma pessoa mto inteligente mesmo!!!pode cre q isso q vc escreveu é tdo verdade esses brinquedos estimulam crianças...essas bonecas ta mais pra um padrao doq um simples brinquedo de crinça...
bjos amore te adolo....