terça-feira, 18 de setembro de 2007

A praga de ser escritor pegou!

Atualmente ser escritor virou moda, todos querem escrever. Escrever livros, futuros aspirantes de J.K. Rowling ou roteiristas aspirantes a Steven Spielberg, mas o que muitos não sabem é que ser um escritor não é fácil, não é acordar um dia e falar: " Serei um escritor".
Não é somente escrever uma historia e blábláblá. Mas para se ter uma boa história é preciso de tempo e o mais importante ter criatividade e hoje em dia, criatividade está extinta, muitos inventam, criam histórias medíocres, vão para frente da maior invenção do mundo moderno o pc, ou seja, computador, gastam um certo tempo digitando no word depois de acabado, registram e pronto: - Sois um escritor!
Depois que esse escritor momentâneo vai as editoras e recebe trocentos nãos, diz a si mesmo: "Não souberam valorizar meu trabalho..."
E ai entra outro profissional em cena o "cara" que te cobra uma pequena bagatela (sarcasmo meu) para revisar seu livro, erros gramaticais, inclui e exclui coisas, ou seja, um faz tudo literário (sem querer ofender), mas a verdade é essa, hoje em dia há uma industria literária que quer lucrar com aqueles que não tem talento, isso também vale para roteiros.
Fico aqui imaginando se Marquês de Sade ou Victor Hugo dentre outros escritores maravilhosos tinham essa coisa de querer ser e realmente conseguir ser escritor. Pra mim isso não é uma escolha e sim um dom. Dom maravilhoso de conseguir criar histórias maravilhosas que faça você sonhar, viajar. Por tanto ser um escritor não é uma escolha e sim um dom, por mais que vire moda ou praga que a cada esquina se tenha um escritor em potencial sempre haverá duas coisas: os que nascem para ser e os que se impõem.
Em nosso país, o que é valorizado são as novelas, uma panela fechada, se você tem o famoso pistolão, mesmo sendo uma merda de escritor esta feito, o que me deixa triste, pois vejo vários textos maravilhosos sem chance, mais podemos mudar isso, como?
Mobilizando emissoras, mandando trocentos e-mails, fazendo por onde pra se ter uma chance, melhor do que ficar sentado com um grupo desses da internet reclamando sem fazer nada. Devemos ir a luta porque, somos brasileiros e não desistimos nunca!
Faça dessa frase seu lema, dê a cara à tapa, corra atrás mesmo, não tenha medo ou vergonha de um não, faça o possível e o impossível para mostrar seu trabalho (que seja ótimo!)!
Com um belo copo de refrigerante e às vezes um cigarro, na frente do "pc" vou embora noite, dia e tarde adentro escrevendo, me dividindo em outros afazeres, para mim, escrever é preciso, um estilo de vida, uma coisa que não abro mão de forma alguma, mesmo sabendo a dificuldade de publicar um livro ou filmar um roteiro. Quando vou a livraria me vejo no mar da alegria, com livros maravilhosos na qual, admito, não consigo somente ver, tenho que tocar, folhear, sentir o cheiro de novo e por ultimo comprar, é como digo, me dê dinheiro pra comprar qualquer coisa, se passar por uma livraria fico ali e gasto o que tenho e o que não tenho, faço cheque pré, parcelo nos cartões, fico com dividas mais sacio meu desejo louco por ler, pelo saber e daí me vem mais histórias para serem contada por mim.
Para se ser um escritor tem que se ser leitor em primeiro lugar, ler um pouco de tudo. Um intelectual conhecedor de vários mundos.
Olhando por um todo e falando friamente, ser escritor é ser leitor e conseqüentemente um bom contador de histórias, sempre me pego contando uma a alguém, e com isso vem a escrita que deve ser direta e concisa, ou seja, escrever é um dever daqueles que tem o dom.
Antes de acabar quero agradecer uma amiga na qual nem sabe de minha existência mais que sem ela não teria escrito tudo isso, tive inspiração através de sua voz, obrigado Amy Winehouse!

32 comentários:

Anônimo disse...

Puxa... queria escrever assim... eu gosto.. mas nao eh sempre, sei lá... ahco que nao tenho o tal dom!
=)

Unknown disse...

Meu deus, esta tudo tão perfeito,hj em dia não so escritor tem um pistolão, tudo tem um pistolão,eutenho um (brincadeira), bom comcordo na parte dos pistolão para lançar estes bostinhas qua não manja nada da vida, manja nada de nada, gostaria eu de poder ter tido uma ajuda nos meus sonhos, + so fui atrapalhado, parabens pelo pessoa q escreveu esta obra prima...

Anônimo disse...

Ótimo Texto!! Concordo com o autor, muitos tentam mais poucos conseguem. E pena que nem todos que conseguem são realmente os que merecem. Você é Demais...

Anônimo disse...

Nossa eu amei, aliás sou seu fã, amo tdo que vc escreve, boto fé no seu taco, pois acho vc demais, seria uma ótima escritora, ñ tenho dúvidas qto a isso.. Você é demais mesmo!!!

Anônimo disse...

Concordo com vc, hoje em dia só vale um conto se tiver pistolão.
Ontem mesmo estava vendo um filme americano muito, mas muito chato mesmo, com Woody Allen... que saco... Claro que tirei do canal. E tantos roteiros bons por aí, no pc, esperando algum produtor que queira se aventurar por novos rumos, e esquecer o velho roteiro hollywoodiano que, quando não é chato, é reprise de filmes antigos õ.O

Anônimo disse...

ola mocinha vc tem um bom talento , continua assim ,explore seu interior sei que tem coisas boas , um beijão do kriggor ...

Luciano TM disse...

tudo q vc disse aqui, se resume bem mas ñ só aos escritores, à todos de uma forma em geral... a pessoa q tem potencial, ñ deve se desvalorizar por ter ouvido um "ñ"... tem q continuar correndo atrás e pedir sorte aos céus, pq tem muita gente competente por aí q ñ teve sorte e por isso o mercado de trabalho, acaba perdendo milhares de excelente profissionais das mais diversas áreas.

Unknown disse...

Excelente texto, explicou com clareza a arte de escrever,linguagem perfeito de estilo jornalistico,muito bom msm.
=D

Anônimo disse...

BOM AMIGA VIM DIZER DE TU E DO SEU TEXTO, DIZER Q TU TEM TALENDO AXU Q NUM PRECISA NEH TODOS JA SABEM,BOM OH TEXTO, ESCREVA MAIS AMIGA, TU TEM SUCESSE T ADORO , ESTA OTEMO BEJOS VIM DEIXA MINHA MARKINHA SOH BEIJOS FUIZ

Anônimo disse...

Não sou escritor, mas como disseram, o seu texto serve para muitos, também não sou muito fã de ler (sei que tenho que mudar isso), mas o seu texo me prendeu, fez eu ler até o final, espero ler mais coisas de sua autoria, parabéns. Bruno

loba_sedutora disse...

Queridos amigos! Na minha opinião quem é já nasce feito, então pra que se servir de terceiros para fingir que se tem talentos?
Oh Deus eu adoraria ter esse(DOM), mas infelizmente não possuo.
Amiga, se porventura você for uma dessa pessoas que possuem esse dom natuaral para escrever e criar vá em frente.Desejo que Deus te abençõe e que te dê muita luz para que possa seguir em frente com seu propósito...
Boa Sorte hoje e sempre
Bjs amiga te adoro!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Não quero ofender. Mas este texto é o reflexo de uma visão superficial da literatura. Não sei. Mas depois de Jorge Luis Borges, acho um pouco desnecessário, para não dizer pedante, discorrer sobre este tema. Ou melhor. Até podemos, mas nunca de uma forma tão superficial e sem significado. Literatura é arte. Ela não permite, nem jamais permitirá, visões toscas de si mesma.

Anônimo disse...

Gostei do artigo..
Mto bem escrito, naum ficou um texto cansativo..pelo contrário..ficou ótimo!

Parabéns!

Bjos..

Unknown disse...

Nossa adorei o texto.
VC esceve muito, eu naum gosto muito nem de escrever nem de ler hehehe
Naum tenho esse Dom...

Adorei msm
=]~

Unknown disse...

AMEII... kra vc kd dia mais me surpreende MADU... melhor, PAULA... continue com esses programas de escrever no blog... isso valoriza seu trabalho... e assim vc poderá mostrar a excelente escritora q vc é

Madu, continue viu? e eu vo ta sempre aki lendo, e comentando... :D

beijocas

Anônimo disse...

Tambem já pensei como você. Tambem já fui um tolo romantico com ataques de 'como o mundo é cruel'.
Escrever não é dom, é ofício.
E para exercê-lo é preciso a prática e também o aprendizado. Há quem aprenda escrevendo e lendo, e tem quem aprende estudando a técnica, tudo é valido. Esta história de inspiração é para retardados. Escritor tem que escrever, não interessa o que. Quem escreve apenas o que gosta é hobbista, igual à quem coleciona caixa de fósforo. Escritor tem que saber escrever ata, boletim, carta de demissão, roteiro de telenovela, conto, romance, crônica, e até poema (ughr).
Falei em sucesso?
É isso. Boa sorte!

Unknown disse...

Nossa! Muito legal seu texto.
Eu não tenho paciencia para escrever, hj em dia, mas já tive e gostava muito.
Mas ler... Ler é fascinante! Mesmo quando se tem uma adaptação cinematográfica do livro, é sempre melhor ler primeiro, imaginar as cenas, fantasiar, querer participar... Perdi a conta de quantas vezes eu já sonhei que estudava em Hogwarts, que estava no Louvre com Robert Langdon, que ajudava Leo a desvendar mistérios, como o do Cinco Estrelas... Quantas vezes já contei p'ras minhas sobrinhas-primas a história da Feiurinha (devo essa pra Bia!!!) também, já não me lembro!
De coração, espero que você consiga, com esse seu novo espaço, conquistar mais contatos e, posteriormente, fazer sucesso, seja na literatura, ou com seus roteiros! Depois vou te recomendar uns blogs com textos bem interessantes tb!
Um grande beijo!

Anônimo disse...

nossa, vc escreve bem pra caramba. Não sabia desse seu talento! vc tinha me falado, mas não sabia que era tão grande assim...Parabens e invista com tudo nesse sonho...

Beijos

Tatiana cosmópolis

Unknown disse...

Miguxa adorei vc tem o dom pra coisa, tenho certeza q sua estrela já já vai brilhar,Deus vai ti iluminar muito.
Adorei parabéns amiga bjsss no seu coração

Unknown disse...

Maluuu... Mais uma vez vc arrebentando... num sabia q Suástica era Bons Ventos não... como vc mesmo disse eu associava o simbolo ao nazismo...
Malu tb é cultura... continue viu?
OXE MISERIA uiauahuahuahuaha

Anônimo disse...

Sevocê gosta tanto de escrever, porque não aprende?

Edmilson Borret disse...

Realmente, é impressionante o fundo de verdade que se lê em suas palavras... Tanto é assim, que acredito piamente que você mesma deveria se pautar por elas... O seu texto é muito mal escrito, repleto de erros de ortografia, concordância e regência, sem falar nos lugares-comuns e obviedades típicas de quem se pretende um escritor...

Concordo com você: a praga de ser escritor pegou!!!

Anônimo disse...

Oi Ana... Adorei suas palavras mas já percebia sua aptidão desde há época de escola. Parabéns por vc estar fazendo o q vc gosta e te desejo bastante sorte e sucesso em sua vida. Tenho orgulho de ser seu amigo há anos, te adoro beijão!!!

Emerson disse...

Olá?

Meu nome é Emerson, estou começando o meu livro e já terminei dois capitulos.

Eu fiz um blog para meu livro.
Lá eu publico os capitulos a media que eu os termino.

Admito que essa "febre" de ser escritor pegou, mas uma coisa que cada pessoa que quer ser escritor tem que saber é não pensar: "Eu quero ser escritor e pronto!". Não é bem assim. Eu tive que redigitar, saber a opinião do povo e amigos a minha volta, tive que reler as partes onde eu já tinha começado a esboçar para poder chegar até aqui.

Mas, aconselho, a quem quer ser escritor: não se acanhar diante das barreiras que você vai encontrar no caminho e não se desanimar!

Pense nisso!

Ser escritor é uma coisa maravilhosa! As pessoas e seus amigos sentem-se orgulhados por ter você ao lado delas, seus familiares começam a ver que você tem potencial e que pode ser muito bom. Não desanime!

Eu, antes, tinha medo de ser contrariado pelos meus amigos achando que eles achariam que eu não iria ser bom, mas eu não desisti, mostrei a eles que sou bom. Teve um dia que o meu mprofessor mandou fazer um trabalho individual sobre você: Quem é você? Por que você? O que é você?, entre outros. Era para você falar sobre você mesmo, então eu me superei, o professor me deu os parabéns; a sala me aplaudiu duas vezes e recebi elogios dos meus amigos.
Por isso não desista de ser escritor! M as se lembre que ninguém pode ser escritor assim, de uma hora para outra.

Para que quiser conversar comigo, meu MSN é esse: emerson.harry@hotmail.com

O blog do meu livro é: orkrof.blogspot.com

Entrem, se divirtam e comentem!

Um grande abraço a todos,

Emerson.

m disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

bom,eu amei.estou fazendo um livro,espero que seja o que eles querem,mas se não for,não ficarei triste,pois sei que fiz um ótimo trabalho.mesmo sabendo que é dificil não desistirei nunca.desejo que seja muito satisfatório minha primeira obra.

Unknown disse...

Olá, eu adorei o que você escreveu... eu até comecei à fazer um livro contando minha história, porém ainda não a defini. Mas não desistirei de contar a melhor parte da minha adorada vida (incluindo o nascimento da minha princesinha, Sophie).
Beijos a todos que virem o meu comentário!!!

Anônimo disse...

Aprendi muito

Milk disse...

Acho que você esta certo, pois é moda ser escritor, tenho apenas 15 anos e já li de tudo, meus amigos falam que sou louca pois pego um livro e viro a noite, mas não sou louca aprecio cada obra. Pelo que você falou é muito difícil lançar um livro mas como você escreveu, ser escritor é um dom. coisa que você deve ter.
Quando eu tinha apenas 5 anos falei para minha mãe que queria ser escritora, e não desisti, sou boa nisso, tanto que sou a melhor de minha classe, de todos os alunos só 3 foram escolhidos para participar de um concurso, e eu fui escolhida.

Tainara (love Luan santana) disse...

eu tenho 16 anos, moro em Pato Branco no Paraná e escrevo muito. Suponho que tenho o dom, porque dede pequena já escrevia. Estou digitando o meu primeiro livro. Sempre escrevi minhas historias em cadernos, e preciso muito publicar. Meu livro tem trezentas páginas e sonho em um dia publicá-lo, mas sei que é muito difícil principalmente para pessoas que não tem verba.

Jé disse...

Realmente você tem razão! Escrever não significa cuspir algumas palavras no papel, é muito mais do que isso. Eu acredito que tem ser a melhor parte de nós, ou seja, se uma história tem seu lado ruim queremos transmitir a verdade e um olhar diferente (assemelha-se ao que somos verdadeiramente), quando escrevemos dizemos que somos!

Anônimo disse...

queridinha ela morreu!!!se atualisa filha.