domingo, 23 de setembro de 2007

Consumismo Consciente ou Inconsciente?

Estava navegando na santa net, quando resolvi pesquisar o tema. Surpreendi-me comigo mesma, vi tantas coisas que eu mesma compro sem necessidades, como dvds...Pra que comprar tantos se assisto uma única vez?
Para se ter uma mini locadora em casa e ocupar espaço?
Livros, esses não abro mão! Ando sem roupa, mais com cultura em baixo do braço. Fiz uma vasta pesquisa sobre o tema, decidi entrar na onda de gastar o mínimo possível ou realmente o necessário, uma coisa meio que impossível pra mim, mais que poderia dar certo e poupar para o futuro, nesse caso o futuro seria uma viagem a dois, se me entendem bem!
Depois que vi o que queria na net, desliguei tudo e fui assistir tv, queria dar uma relaxa, e mal liguei a tv, vem...Aquilo...Aquela coisa...Chamada comercial, que são vários, que chamam sua atenção, comercial de tudo pra tudo, confesso, o tal George Foreman me convenceu a ter ele em minha cozinha, mas ao ver preço, pensei: - Isso me vale uns 3 a 4 livros, dependendo!
Não caí na tentação, mas o que temos que fazer para se ter uma vida boa em um país onde só ha impostos e coisas absurdamente caras?
Simples não é, a resposta é persistência, gastando menos, sobra mais, com isso você pode pensar na faculdade de seus filhos ou da sua mesma, uma casa melhor, obras, livros...Uma infinidade de coisas para o futuro. Mas pra iso acontecer algumas medidas devem ser tomadas, tais: andar com o dinheiro contado, não olhar para lojas, vitrines e afins, sair pouco, pois uma saída rápida implica em lanche e suvernirs entre outras coisas.
O grande vilão dessa necessidade de comprar e se ter tudo é a tv, que nos impõe a ter as coisas, aparelhos pra tudo, roupas, sapatos, a ir a restaurantes, viagens, coisas que até mesmo depois da compra você se sente culpado de ter comprado, aí você deixa a "coisa" de lado e acaba dando!
Como escritora e adoradora de filmes e afins, amo tv sim, mas não a deixo dominar minha vida, como: - Não posso sair, vai passar Heroes às 14:00, às 15:00 Criminal Mins, 16:00 Cold Case e assim por diante, assisto tudo que gosto, mais também vivo e como vivo.
Consumismo é uma doença, dos que tem e não tem grana. Uma doença que pode ficar a cada dia pior. Nos séculos passados, digamos ate o 18, as pessoas poderiam fazer fortunas, pois não havia essa coisa toda de impostos e impostos, contas de cartão, luz, gás, infinidade de coisas...Devo acrescentar nisso tudo que comida a lenha é muito mais gostosa!

12 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto. Concordo e apoio o consumo consciente. Que declaremos guerra contra a indústria que nos quer impôr desde o que vestir, falar até comer... Apoiada!
Ass. Michel Kim

Anônimo disse...

Você realmente é uma exelente escritora,manda muito mesmo !!!!!!!!!!
Parabéns Paula,é Paulá né ?
Beijos,virei sempre que convidada..rs

Anônimo disse...

Para mim, você esta certa em dizer que praticamento todos tem essa gana de sacrificar seu suado dinheirinho muitas vezes em coisas banais,mas eu penso que apartir do momento que controlamos o básico que precisamos para viver, não sou contra em gastar o que "sobrar", em coisas que não vamos desfrutar por muito tempo, mas que nos da muito prazer em ter aquilo, como você pelos seus livros, não devemos nos privar se temos condições, claro, sem exageros doentios.

Anônimo disse...

É isso ai, muito bom, realmente vc tem razão, a tv nos leva muitas vezes a consumos exagerados, consumos nada a ver so pq esta na moda ou em liquidação...
Da hora o seu texto..Regina Toledo

Luciano TM disse...

É verdade o q vc diz, mas como designer, devo alertá-la que o q criamos ñ é desnecessário, atrás de todo um planejamento, existe uma necessidade para um determinado público. E nesses casos, nosso trabalho é sempre interessante para facilitar o dia a dia das pessoas, ou seja, é um trabalho de comodidade. É claro q tb existem coisas q ñ haveriam a necessidade de serem compradas, sair e ter q fazer lanches, ñ é uma regra. Economizar faz bem e como faz. Bem para a saúde e para o bolso. Acho q é isso e o q vc escreveu deixou explícito q devemos viver e ñ tornarmos reféns do consumismo.

Unknown disse...

Ameiii só pra variar... e dessa vez é MALU hehe
Cada dia mais vc se supera e me surpreende com tamanha vocação para escrever...
abordou um tema extremamente importante nesse mundo atual(capitalista), vc tem o dom e use ele para bons fins...
Desse jeito seu blog vai ter top 5

beijoss e continue assim...

loba_sedutora disse...

Pois é minha querida amiga.
Comprar é tão gostoso, se eu pudesse passaria meu dia em lojas e supermercados. Mas com certeza temos que muitas vezes ser parcimônicos ao gastar, vc não acha?
Mas tb temos que ter a conciência de que nem tudo o que a mídia nos oferece tem que fazer parte do nosso cotidiano, pq conseguimos viver simplesmente com o básico para nossa sobrevivência.
Mas tb temos que ter algum tipo de gastoextra para que a vida tenha um pouco de sabor.
bjs amigo e fica com Deus

Unknown disse...

Agora vc tocou num ponto delicado... Mas devo acrescentar que, não só a TV, mas toda a mídia influencia o consumo exagerado. Vc abre o suplemento do jornal para saber quando é sua prova de vestibular e lá está uma baita propaganda de uma operadora de celular na última página, com uma super promoção de dia das crianças! É mesmo tentador.
Quanto à questão dos impostos, outro dia eu estava vendo TV, essa mesma TV que é vilã e babá, e uma reportagem dizia que todos os supermencados, bares, mercearias, lojas de roupa e quaisquer outros estabelecimentos comerciais deveriam mostrar na etiqueta de seus produtos, ou no cupom fiscal a seguinte continha de matemática: o preço real do pruduto + o imposto cobrado sobre ele = preço que a gente acaba pagando. Tinha inclusive uma senhora que fazia esse cálculo (parece que em alguns lugares isso já acontece) e no final das contas ela gastava mais da mateda a mais do que deveria...
Mas, Ana, esse e o Brasil...

Posso sugerir um tema? Comente sobre esses programas do governo, tipo bolsa família, bolsa escola, até o sistema de cotas e mais! Já a nova do município? Os melhores alunos ganharão um prêmio de até 2 salarios mínimos...

Estou sugerindo esses temas, pois tudo começa pela educação... é por isso que o Brasil não vai pra frente... Querem podar os galhos da árvore, mas esquecem que a doença dela está na raíz...

Enfim, me empolguei! Hahaha
Beijos!

Anônimo disse...

Paula, doce inspiração... parabéns!
Concordo mesmo com o que escreveu, tanto que também aboli vários programas de TV da minha vida, como novelas por exemplo, as vezes não resisto aos capítulos finais, mas não me prendo. Me irrita que alguns autores não estudem a msg que querem passar e acabam levando informações erradas ao público...
E é isso aí, abaixo ao consumismo desnecessário!!!
Gd bj!!! Angela

Heinen disse...

Oi amiga tudo bem???
Finalmente consegui escrever aqui e postar texto novo no meu blog, heheh.
Ah vou tentar de add nos favoritos, se eu continuar com sorte consigo ainda hoje, heeh
Beijos

P.S- maravilhoso o post!!

Anônimo disse...

Aeeeeee lindinha, ficou dez o seu artigo, gostei muitooo mesmo....
Vc sabe o que diz né fófis, muito bom viu....
Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado